DIVERSOS

Borba Gato - 2020
Resignificando a história
Projeto. Intervenção Urbana
Autores: Antonio Carlos Fortis e Waldo Bravo


O projeto de intervenção urbana propõe colocar a figura monumental de Borba Gato - situada no ponto mais alto da Av. Santo Amaro em São Paulo - sob a custódia de uma imensa jaula em estilo medieval.
Presas ao pescoço e ao tornozelo da famosa estátua, figurarão longas correntes terminadas em duas grandes bolas de metal.
Em lugar de destruir ou retirar a figura do cruel escravizador de etnias indígenas - tal como agora ocorre com tais figuras e monumentos por todo o mundo -, esta intervenção a aprisiona e põe a ferros com o explícito propósito de a ressignificar poeticamente e a atualizar historicamente. Desconstruindo moralmente o seu discurso em lugar de destruir fisicamente o monumento, fica ao mesmo tempo mantida a antiga verdade factual e revelada enfaticamente a mais absoluta inversão do seu significado.


Video Intervenção - 2002


Video intervenção - Presença Presente A

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Video intervenção - Presença Presente B

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Representação Vs Realidade

O trabalho propõe um diálogo real entre dois tempos distintos: a imagem de uma figura previamente gravada (tempo passado), projetada sobre uma porta ou sobre uma tela (tempo presente).
São diálogos atemporais que constroem uma relação tempo-espaço-deslocamento no campo visual.
Estas imagens foram produzidas e editadas sem fundo e, quando projetadas sobre esses objetos na escala real, criam uma perfeita relação entre a imagem projetada (representação) e a tela ou porta utilizada como suporte de projeção (realidade).
Surgem nesse momento inevitáveis questionamentos:
- Qual é o território da representação e os seus limites?
- A tela ou porta é mero pano de fundo ou componente da própria obra?
- Nessa vídeo-intervenção, qual é o suporte e qual é a superfície?
- A representação ocorre no suporte? ... qual? ou na superfície?... qual?.
- Conceitualmente, como fica a relação entre a figura e o fundo?






Cidades Imaginadas

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA


MAC Ibirapuera, Pavilhão da Bienal, 2010


Panorama da Arte Brasileira

Museu de Arte Moderna de São Paulo


Panorama da Arte Brasileira 1993


BABEL - SESC Pinheiros -
1997

Instalação – Estrutura metálica e motocicleta – 6 x 4 x 4 metros


Canto das árvores - 1995
Aeroporto de Guarulhos


Instalação – Madeira, plástico e corda - 6 x 6 x 5 metros


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Alinhamentos - 2006

Alinhamentos 1

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Alinhamentos 2



Alinhamentos 3



Alinhamentos 4



Alinhamentos 5



Alinhamentos 6



6 X TEMPO
Galpão Sta. Marcelina - 2004


Representação Vs Realidade



Representação Vs Realidade


Representação Vs Realidade



Representação Vs Realidade


Recortes Ambientais
Por GEORGIA LOBACHEFF - 2004

Interessado na aproximação de um Tempo PASSADO com um Tempo PRESENTE, Waldo Bravo nos coloca diante de uma interferência no ambiente da exposição que desafia nosso olhar. A idéia de substituir um espaço por uma imagem deste mesmo espaço leva o espectador a se defrontar com dois tempos: o tempo passado do registro e o tempo presente do espaço em que estamos habitando por algum momento. Obviamente, o espectador encontra um único ponto de vista ideal para observar esta obra e conseguir perceber a sobreposição.
Estamos aqui diante de um trabalho que trata de uma questão muito pertinente à contemporaneidade: a substituição da realidade por uma imagem dela, ou seja, o simulacro. Vivemos em um momento de simulação em que diversas emoções são vividas através da imagem e não mais da realidade. Nossos modelos deixam de ser reais e passam a ser construídos em torno de imagens idealizadas de um mundo virtual. A questão da representação está, portanto, em transformação já que o que buscamos representar não é mais a realidade e sim um simulacro.
No trabalho de Waldo uma outra faceta se impõe: a questão dos limites da obra, ou seja, do seu suporte e campo de existência. Em função da sobreposição de registro com realidade, perde-se a noção de fronteira. O assunto plotado não tem autonomia e só existe em função da realidade em seu redor. A obra passa a ser tudo, a imagem, a realidade em torno da imagem, enfim, o espaço da exposição. Há um constante questionamento entre presença e ausência, conteúdo e forma.