Dicotomias
- 1997
Instalação na Capela do Morumbi
Secretaria Municipal de Cultura
Instalação
"Dicotomias" -
Capela do Morumbi - São Paulo
Intervenção sobre imagem - 14,85m²
(2,70 x 5,50 metros)
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imagem 2
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imagem 3
Fragmento da Instalação A
Fragmento
da Instalação B
Dicotomias
- Catálogo
Dicotomias
Por ELVIRA VERNASSCHI* - 1996
A arte de Waldo Bravo tem a ver com afinidades simbólicas.
O ser humano está no centro de sua preocupação.
Neste momento de seu fazer artístico, o domina a questão da ancestralidade e
contemporaneidade.
Na pintura propõe, a par da discussão
em torno de signos arqueológicos reminiscência de buscas
da civilização pré-colombiana, ainda em sua aldeia onde
viveu a sua infancia, no Chile - , uma desvelação de códigos
urbanos - traços e retraços grafitados em velhos muros/paredes,
encantatórios, do grande centro urbano, São Paulo.
Nesta instalação, em antiga Capela
do Morumbi, a dicotomia prossegue. Ele propõe para nossa
reflexão, questões essenciais sobre a existência: a vida
e a morte - “uma não existe sem a outra”. Utiliza uma gigantesca
gravura, como mural. Em lugar dos signos arqueológicos
e urbanos, ele estampa uma ossada humana, com repetição
de crânios, principalmente. Estampessência da morte? Questionamento
da vida? Reflexão sobre a crueza de uma cidade, onde o
bruto do homem vem a tona com muita facilidade?
Ou, discussão sobre a vida: “a
morte é renascer”. Sobre os crânios estão desenhadas bonecas,
dados, estilingues, sorvetes, referencias ao mundo infantil,
à criança, símbolos do princípio da vida. A vida é nosso
bem mais precioso? Corrobora, um totem composto por bichinhos
de pelúcia, encerrados em um vidro, imponentemente colocado
no topo de uma coluna de luz.
Espalhadas pelo chão, um outro
ícone sobre a criança, as bolas, de todos os tamanhos e
cores, aqui manipuláveis (ou não?), se quisermos atingir
o muro das caveiras..
Todos nós, observadores, adultos
e crianças, diante de um objeto que nos desnuda em nossa
própria essência. O artista discute sobre as dicotomias,
princípio e fim. São uníssonos. Estão ligados de forma
umbilical. É preciso pensar sobre.
*Elvira Vernaschi é Coordenadora
do Dpto. de Difusão Cultural / Exposições Temporárias no
Museu de Arte Contemporânea da USP.
Membro da ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte
Panorama da Arte Brasileira
Museu
de Arte Moderna de São Paulo
Panorama
da Arte Brasileira 1993
Série
Signos
I - Mista s/papel - 200 x 150cm - 1993
Série
Signos II - Mista s/papel - 200 x 150cm - 1993