Documento sem título
top1 top3
top2
Home | Exposições Individuais | Trabalhos | Foto-Ensaios | Publicações | Textos | Curriculo | Contato  

ESPAÇO EXPOSITIVO IMPRESSO
Arte em transito

Distribuído no meio artístico e cultural - Chile e Brasil - 2006


TEXTO






























 

 

 

 

 

 

 

Exposição do artista Waldo Bravo em suporte impresso

A publicação/exposição ARTE EM TRÂNSITO, apresentada em formato de jornal, foi a forma escolhida pelo artista Waldo Bravo para expor seus trabalhos. “Com esta iniciativa procuro fazer circular idéias no circuito da arte, usando este canal de comunicação como suporte de exposição, de divulgação e de distribuição das minhas idéias, reflexões, projetos e obras”.
“Busco, dessa forma, atingir um público mais amplo, e não apenas as pessoas que costumam freqüentar exposições, tornando, dessa forma, mais democrático o acesso a minha obra. Ou seja, em vez de esperar que o público vá até o local em que as obras estão expostas, estou levando minhas idéias e obras até o público, por meio deste veículo expositivo”, diz Bravo.
Neste caso, a mídia impressa funciona como espaço expositivo móvel, no qual, o papel, é utilizado como suporte para expor idéias e obras.

Antonio Carlos Fortis, o antropólogo que comenta a iniciativa do artista afirma: “Para o artista visual que reflete sobre o seu fazer, especialmente para alguém como Waldo Bravo cuja obra visível brota antes de fontes invisíveis (das questões contemporâneas) para as quais ela constitui uma resposta, a arte é realmente texto. E texto também na medida em que sua obra é profundamente teórica, em razão da construção conceitual dos enunciados do seu discurso poético”.

Com essa proposta, o artista reafirma uma trajetória de trabalhos marcados pela pesquisa investigativa à margem de rótulos e tendências. “Tenho grande interesse pelo campo experimental, porque nesse território a nossa relação com o tempo e com nossas verdades sintonizam-se, atualizam-se, reciclam-se, e acima de tudo, nos permite exercitar, diariamente, o contato com a liberdade”, afirma o artista, que pretende dar continuidade a essa iniciativa editando semestralmente publicações similares a esta.

Nessa primeira publicação/exposição, o tema abordado é a representação e os seus limites, discutindo-se suportes e campo de existência mediante intervenções urbanas e ambientais realizadas pelo artista. Trata-se, principalmente, de uma ampliação e continuidade da intervenção Recortes Urbanos, realizada em 2004 nas ruas de São Paulo, desta vez, adensada com novas imagens e textos.

Waldo Bravo já esteve presente em mostras de grande prestígio, tais como: Panorama da Arte Brasileira no MAM, Museu de Arte Moderna em 93 - III Bienal Nacional de Santos, SP - X Bienal Internacional de Arte de Valparaiso, no Chile - Bienal de Gravura de Vilnius/96, na Lituânia - Museu de Arte Contemporânea MAC-SP em 95 e 05 - Pinacoteca do Estado em 93, entre outros.
Teve sua obra publicada em livro pelo Escritório Brasileiro de Arte - EBART, em 1997.

EXPOSIÇÃO: ARTE EM TRÂNSITO.
AUTOR: Waldo Bravo
LOCAL: Mídia Impressa - Espaço expositivo móvel - ARTE EM TRÂNSITO.
DATA: Dia do recebimento do jornal no destinatário final.
Início da distribuição/exposição: Segundo semestre de 2006.
Até o fim dos exemplares impressos.
TIRAGEM: 5.000 exemplares.
DISTRIBUIÇÃO: No meio artístico e cultural (Brasil e Chile).


Jornalista responsável: Antonio Uemir (MTb 17027)